Jacarés da Fazenda Santa Cruz

Jacarés da Fazenda Santa Cruz
A Santa Cruz e seus proprietários Gerson e Rosaura, tiveram importante papel na luta para afastar o jacaré do Pantanal do risco de extinção. Gerson, como Veterinário, desenvolveu técnicas de manejo que possibilitaram a criação de jacarés em cativeiro, repovoando a natureza.

Filhote de Arara Azul

Filhote de Arara Azul
Esse filhote de Arara Azul caiu do ninho e foi encaminhado à Fazenda 23 de março, que cuidará dele até que possa ser novamente devolvido à natureza.

Cavaleiros no alagado

Cavaleiros no alagado
A convivência harmoniosa com a natureza é o pilar pelo qual se ergue o Homem Pantaneiro. Cheias e secas cíclicas fazem parte do modo de vida do Pantanal.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Boiadeiros

Criamos esse Blog para estabelecer uma forma de comunicação entre a equipe de documentaristas do projeto Boiadeiros-SP e pessoas que queiram acompanhar seu desenvolvimento.
Boiadeiros-SP é um documentário fotográfico que pretende registrar, através de doze expedições em veículos 4x4, a rica cultura popular do Estado de São Paulo. Esta iniciativa é de caráter inédito, resultará numa exposição fotográfica e na edição de um livro.
Cada expedição terá duração de dez dias e explorará a cultura de uma determinada região do Estado de São Paulo.
O objetivo maior do projeto é registrar as manifestações culturais regionais típicas, preservando assim o patrimônio cultural imaterial do povo paulista.
Uma primeira expedição, em caráter experimental, já aconteceu. Percorreu doze municípios da região sul paulista, partindo de Itararé, na divisa com o Estado do Paraná, com destino à Sorocaba.

5 comentários:

Virginia disse...

Achei interessante e único o projeto de resgatar raízes de nossa cultura paulista.
Existe um movimento de reescrever nossa verdadeira história do Brasil e este será um capítulo a ser conhecido.
Parabéns!

Eber disse...

É isso aí Chico !

Ao nos aproximar do universo boiadeiro e sua produção material, vamos compreender melhor o passado de pessoas que viveram a gênese do ser brasileiro e identificar os caminhos escolhidos por gente que ajudou a ocupar este imenso território.

Saudações caipiras

Unknown disse...

Olá Francisco!!!
Achei fantástica sua idéia de retornar as origens com o "Boiadeiros"...
Como sou da região que trilha essa maravilhosa expedição,tive a oportunidade através do seu blog, me enriquecer culturalmente...
E, aproveitando o regionalismo do projeto,ao passar por Tatuí,venha fazer uma visita no Nosso Alambique, pois caipira q é caipira nunca despensa uma boa Cachaça..rsrsr
Abraço Michele Ramos

Francisco Pinto disse...

Olá Michele,

Muito obrigado, por seu convite.
Gosto muito de sua cidade e também sou apreciador de uma boa cachaça. A aguardente típica de cada país representa o espirito de seu povo, talvez por isso em inglês ela se chame Spirit. Nossa cachaça muito bem traduz a essência brasileira.
No documentário Homem ao Mar, onde atuei como fotógrafo e diretor, que tinha como tema a cultural da população do litoral de Santa Catarina, abordei a produção artesanal de cachaça por considerar essa bebida importante componente da cultural local.
Pode publicar aqui o endereço de seu alambique, será um grande prazer poder divulga-lo aos que acompanham nosso blog.

Michele Ramos disse...

Saudações Tatuianas Francisco!!!
Aqui vai meu muito obrigada pela divulgação do nosso Alambique:
"Alambique Pinga dos Ramos"
Fazenda São João
Bairro Bela Vista Tatuí- SP
Tel (15)32515345
Será um prazer a visita de Todos..
Abraço Michele