Aos interessados em mais informações sobre o Tropeirismo, gostaria de sugerir uma visita ao Museu do Tropeiro de Boituva. Fundado em 1995, por Isael Cruz, seu curador até os dias de hoje, o Museu mantém à mostra um acervo de peças de uso cotidiano dos antigos tropeiros como: selas, arreios, alforjes, berrantes, relhos, rebenques, laços, ferraduras, cabeçadas, bridões, freios, e muitos outros.
Além da mostra permanente de materiais e objetos históricos, o Museu promove a preservação do patrimônio cultural imaterial, que consiste de manifestações culturais populares, surgidas dos costumes tropeiros, e que hoje são revividas através de eventos que o Museu organiza, como: tropeadas, que são cavalgadas pelos antigos caminhos das tropas; apresentações musicais, com música regional de raiz; danças e bailes com música folclórica.
O Restaurante do Museu entra em funcionamento aos finais de semana. Nele, você e sua família, poderão provar da mais tradicional cozinha tropeira.
Endereço do Museu do Tropeiro de Boituva:
Estrada Laércio Marson, 355 – Bairro Jerivá – Sitio do Zé Bueno – Boituva – SP
Telefone: 0xx15- 3263.38.87
Conheça o projeto Brasil Boiadeiro. Através desse Blog você poderá falar diretamente com os documentaristas que estão trabalhando na preservação da cultura do homem do campo brasileiro.
Jacarés da Fazenda Santa Cruz

A Santa Cruz e seus proprietários Gerson e Rosaura, tiveram importante papel na luta para afastar o jacaré do Pantanal do risco de extinção. Gerson, como Veterinário, desenvolveu técnicas de manejo que possibilitaram a criação de jacarés em cativeiro, repovoando a natureza.
Filhote de Arara Azul

Esse filhote de Arara Azul caiu do ninho e foi encaminhado à Fazenda 23 de março, que cuidará dele até que possa ser novamente devolvido à natureza.
Cavaleiros no alagado

A convivência harmoniosa com a natureza é o pilar pelo qual se ergue o Homem Pantaneiro. Cheias e secas cíclicas fazem parte do modo de vida do Pantanal.
Um comentário:
Este eu não conhecia....Vou lá na próxima ida a Boituva
Postar um comentário